quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Panelas - Tipos, Materiais e Curiosidades - Post I de III





PANELA
  Antes de escolher que tipo de panela você vai usar no dia-a-dia, é importante conhecer a matéria-prima destes utensílios. Algumas panelas precisam passar pelo processo de "cura", por possuírem substâncias que podem ser transferidas para os alimentos questão sendo preparados e dependendo do resíduo, é necessário ter cautela. Lembre-sede observar três qualidades: a saúde, a praticidade e a funcionalidade. Não se esqueça também - panelas foram feitas para produzir alimentos e não para servir ou manter sob refrigeração. Retire os alimentos das panelas e os coloque em recipientes próprios tanto para servir como para refrigerar.

Um Pouco de História – Como o homem começou a cozinhar?
Durante milhares de anos o homem comeu a comida crua . Porém, em algum período durante a domesticação do fogo (cerca de 500 mil anos a.C) descobriu-se a cocção.


 A partir de então muitos hábitos mudaram: alimentos que antes não eram ingeridos – pois eram amargos, indigestos crus – mudaram o sabor quando cozidos.


A primeira técnica, provavelmente,  a ser desenvolvida foi a de assar: um pedaço de carne deve ter caído no fogo acidentalmente, e ela só foi retirada depois que as chamas se apagaram. Posteriormente, as brasas - e não o fogo direto - passou a ser usadas, e assim cozinharam-se raízes, verduras e legumes. 
Técnicas de "envelopar" a comida com folhas foram também desenvolvidas para evitar seu contato direto com as chamas. 

 O primeiro processo de cocção também pode ter sido acidental, mas o ato de ferver água não parece ter sido um mero acaso. Seriam necessários recipientes à prova de fogo e de água. O que se acredita ter sido a técnica utilizada para tal façanha foi às escavações de pequenas covas niveladas, cheias de água e forradas com pedras para conter a absorção da água pela terra pelo maior tempo possível.
Pedras aquecidas eram constantemente adicionadas para manter a temperatura da água enquanto a comida era cozida.

As primeiras panelas: fixas 
Esta técnica propagou-se dos grupos mais evoluídos para os mais primitivos. As provas existentes do uso desta técnica apontam o ano de 5 mil a.C.'Em muitas partes do mundo,conchas de moluscos e répteis devem ter sido utilizadas como recipientes de cocção.

 Na Ásia,o bambu era certamente utilizado como o é até hoje, principalmente na Indonésia.

Antes do advento da cerâmica e do bronze, o estômago de animais era utilizado: impermeável e à prova de calor, era pendurado sobre o fogo e servia como recipiente para água e comida. Assim fizeram algumas tribos e assim fizeram os esquimós até este século

Nenhum comentário:

Postar um comentário