domingo, 19 de outubro de 2014

Carne de Sol com batatas Sauté



Esta semana olhando o congelador me deparei com uma carne de sol congelada, e na geladeira um saco de batatas bolinha...pronto surgiu esta receita. Mas antes vamos falar um pouco dos dois ingredientes principais.

Carne de Sol (segundo Wikipédia)
Típica do nordeste brasileiro, a carne-de-sol, denominada também de carne-de-sertão, carne-do-ceará, carne serenada, carne-de-viagem, carne-mole, carne-do-vento, cacina ou carne acacinada, é um método de conservar alimentos de origem animal, salgando e secando ao sol peças de carne, em geral bovina e por extensão, o nome do alimento preparado deste modo.

Batatas Sauté
A batata sauté é uma comida típica da Alemanha que faz sucesso por todo o mundo. Os principais restaurantes do mundo servem esse maravilhoso prato. Em alemão seria Bratkartoffeln (servido com bacon)
Sauté é um termo de origem francesa e significa "saltar". Em culinária, refere-se ao processo de por o alimento em uma frigideira a alta temperatura, com um pouco de manteiga ou óleo, e sacudi-lo durante o aquecimento, de modo que dê pequenos "saltos". Assim é possível fritar rapidamente em fogo alto, sem queimar a comida

Técnica utilizada para grelhar a carne
- carne de sol fatiada
- Manteiga de garrafa, para pincelar nas viradas
- utilizei uma churrasqueira elétrica



Ingredientes para a batata
- 4 batatas grandes descascadas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga (sou fã da manteiga de garrafa)
- 2 colheres (sopa) de salsinha verde picada (coentro – opcional)
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada
- Sal a gosto – o sal grosso ou flor de sal dá um toque gourmet


Como fazer
1) Corte a batata em cubos, bem pequenos. (Caso corte em cubos maiores será necessário cozinhar rapidamente antes de iniciar esse processo).
2) Em uma panela coloque a manteiga e o azeite, quando derreter coloque os cubos de batatas e deixe dourar bem em fogo alto.
3) Após abaixe o fogo e misture adicionando os demais ingredientes.
4) Sirva com a carne.


Se gostou deste Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário