sexta-feira, 28 de março de 2014

O Vinagre na limpeza - Post II de II

Continuação do Post sobre Vinagre


Veja bem, 5 por cento do tipo vinagre que você pode comprar nos supermercados mata 99 por cento das bactérias, 82 por cento dos fungos (MOFO), e 80 por cento dos germes (vírus).

O VINAGRE É FORTEMENTE ANTIBACTERIANO



Spray de Vinagre

Coloque um pouco de vinagre branco em um frasco spray, spray sobre a área mofada, e deixe agir sem enxaguar.

Onde Usar:

Nos utensílios de madeira, como colheres de pau, tábuas de carne, geladeira,freezer e o micro-ondas.



LAVANDERIA

Coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.






COZINHA
Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:
. Para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.
. Para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
. Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

BANHEIRAS

O ralo de uma banheira exige um solvente forte. Tente molhar toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja.

Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a. Isto ajudará a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.

CHUVEIROS
Bocais do chuveiro podem ser obstruídos por depósitos minerais da água. Remova os depósitos misturando 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água quente.
Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por algumas horas. Então umedeça e limpe novamente.
Cortinas do Box ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro, e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar.
Às vezes, o mofo pode deixar manchas nas cortinas caso não seja removido rapidamente. Para remover estas manchas misture bórax com vinagre o suficiente para formar uma pasta, então esfregue na área manchada.


PIAS
Água dura e depósitos minerais ao redor da pia e torneiras de banheiras podem ser removidas cobrindo a área manchada com toalhas de papel molhadas no vinagre. Cubra e deixe sobre a área por 1 hora, então limpe com uma esponja úmida.



VASOS SANITÁRIOS
Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga.

PAREDES
Faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

ARMÁRIOS
Para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

ODORES DE ANIMAIS
Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente



DICAS
Mantenha uma garrafa spray limpa cheia de vinagre em sua cozinha, limpe sua tábua de carne toda vez que usa-la, limpe seu banheiro, carpete, canil e em fim tudo que quiser O cheiro do vinagre dissipa-se dentro de poucas horas.

segunda-feira, 24 de março de 2014

O Vinagre - Origem, Produção e Tipos - Post I de II




O termo vinagre, deriva do francês vinaigre, quer dizer vinho agre ou azedo. O vinagre é um contaminante indesejável na fabricação de vinhos. É, entretanto, um composto bastante utilizado no preparo de alimentos.

Produção
A produção do vinagre envolve dois tipos de alterações bioquímicas:
- uma fermentação alcoólica de um carboidrato;
- uma oxidação do álcool até ácido acético.
Todos os vinagres possuem entre 4 e 14% de ácido acético e são fabricados com duas fases: primeiro a levedura ou outros fermentos são adicionados para transformar os açúcares naturais dos ingredientes básicos em álcool; depois, as bactérias são introduzidas para converter o álcool em ácido acético


O Sabor do Vinagre
A maçã e o vinho continuam sendo os ingredientes básicos mais populares, mas quase qualquer produto com fermentação alcóolica pode ser aproveitado para fabricar o vinagre. Apesar de provavelmente não ter os poderes medicinais alardeados, o vinagre funciona como aromatizante de baixo teor de sódio e calorias.

Os Tipos de Vinagre
Vinagre balsâmico (aceto balsamico): escuro e bastante aromático, é feito com uvas selecionadas da região de Modena, na Itália. O autêntico vinagre balsâmico passa por um longo processo de fermentação, feita em barris de madeira, que deve durar pelo menos 10 anos. É excelente no preparo de molhos para saladas, para temperar legumes ou para enriquecer molhos a partir do fundo de cozimento.
Vinagre de Sidra (ou de maçã): obtido a partir do suco fermentado de uma variedade de maçã, é o menos ácido. Fica ótimo em molhos de saladas, conservas, pratos agridoces e para acentuar o sabor de molhos que acompanham carnes.
Vinagre de malte: é um produto escuro e fermentado, feito a partir do malte de cevada. É usado tradicionalmente na Inglaterra para companhar o clássico peixe e batatas fritas (fish and chips). É também usado em molhos para saladas.
Vinagre de arroz: é o vinagre japonês obtido a partir da fermentação do arroz. Mais suave e ligeiramente adocicado, pode ser encontrado em lojas de produtos orientais. É misturado ao arroz cozido para fazer sushi e usado em pratos agridoces. O chinês é mais forte e ligeiramente ácido.
Vinagre de vinho: é elaborado a partir do vinho tinto ou branco. Sua qualidade difere de uma marca para outra e alguns são bem ácidos. Ótimos para temperar qualquer alimento e para marinadas.
Vinagre de champanhe (ou de cava na Espanha ou de espumante no Brasil): trata-se de um produto de cor pálida e sabor elegante, como a bebida da qual procede.
Vinagre de xerez: produto típico da Espanha possui sabor delicado e exclusivo. Ideal para saladas e para aromatizar pescados e carnes brancas.
Vinagres aromatizados:
Os vinagres podem ser aromatizados com ervas, especiarias, frutas ou alho, e são indicados para molhos de saladas. Os aromatizados com frutas podem ser usados em molhos para sobremesas, musses, sorvetes ou borrifados sobre panquecas e waffles. 

Fonte:
Wikipédia e

ANAV - Associação Nacional das Indústrias de Vinagre

sexta-feira, 21 de março de 2014

Hambúrguer de Salmão fresco e Defumado - Post V de V





Ingredientes – 4 pessoas
- 600g de filé de salmão
- 200g de salmão defumado
- 2 colheres (sopa) de cream cheese
- 100g de maionese light ou deleite
- 300g de queijo minas frescal
- 2 claras de ovo
- 4 pães de hambúrguer
- folhas de alface americana
- sal e pimenta do reino a gosto
- Farinha Panko, para engrossar – se for o caso

Como fazer
1) Corte os pães ao meio, dê uma selada (sem azeite ou óleo), e transfira para os pratos. Opção colocar em uma forma no forno para aquecer (fogo mínimo)

2) Corte o queijo minas em fatias finas. Em outro bowl, misture a maionese e o cream cheese, reserve.
3) Pique o salmão fresco (sem espinhas) na ponta da faca em pequenos cubos. O salmão defumado em fatias. Em um bowl, coloque o Salmão, o azeite, as claras e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 porções, Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A idéia é formar uma parede reta e alta. Lembre-se que a carne encolhe ao fritar, por isso o disco deve ficar maior que o diâmetro do pão. 


4) Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. Caso não tenha uma grande faça em duas para que o hambúrguer ficar quente quando chegar a mesa.
5) Tempere generosamente com sal os dois lados.
6) Quando a frigideira estiver pelando coloque a carne para dourar e tampe.
– deixe um total de 4 min, virando apenas no 1º minuto

7) Atenção: Nem pense em apertar a carne contra a frigideira enquanto ela estiver grelhando!
8) Com uma espátula coloque o hambúrguer sobre o pão aquecido, as fatias de salmão defumado,as folhas de alface, o queijo minas e maionese de cream cheese. É interessante deixar a carne descansar por 1 minuto antes de servir, assim ela ficará mais saborosa

9) Sirva com uma boa mostarda dijon (opcional)


Se gostou deste Post