sábado, 24 de janeiro de 2015

Coco e seus produtos - Post I de II.


Recentemente ganhei 3 revistas Menu (ano 2013), onde nelas constavam várias receitas que me interessaram, e também testes de produtos na coluna “testdrive”. Um deles do Coco ralado (Jun/13).
Curioso, resolvi ler mais um pouco e com isso surgiu estas duas postagens as quais compartilho com os leitores. A primeira sobre o coco e seus subprodutos e a segunda a matéria em si da revista.
Fonte: Wikipedia e eHowBrasil Imagens: Wikipedia/Google

O coco é uma fruta única por ser uma fonte rica de fibras e gorduras — sendo composto pela polpa e um líquido, conhecido como água-de-coco. Você pode comprar um coco inteiro e desfrutá-lo de várias maneiras diferentes ou pode experimentar a polpa seca ou desfiada. O coco contém um número de vitaminas e minerais em grandes quantidades, como a fibra; você certamente pode adicionar o coco na sua lista de compras como parte de uma dieta saudável.

Benefícios
Por ser rico em gordura, o coco é mais calórico do que a maioria das outras frutas. Tenha isso em mente ao planejar suas refeições e lanches para não ultrapassar suas calorias diárias. Uma xícara de coco ralado contém 283 calorias, 12 carboidratos e 26 g de gordura. Ele é rico em vitaminas, incluindo a vitamina C e folato, bem como sais minerais, como o potássio, ferro, magnésio e fósforo. Na verdade, um coco médio contém mais do que 30% da dose diária recomendada de magnésio.

Rico em fibras
O coco é muito rico em fibras, sendo que 1 xícara de polpa desfiada contém 7,2 g. O coco fornece uma quantidade significativa das 25 g diárias de fibra recomendadas pela Associação Americana do Coração. A fibra desempenha um papel importante na digestão, melhora as fezes e previne a constipação. Além disso, mantém níveis saudáveis ​​de colesterol e está ligada à diminuição do risco de doença cardíaca.
Todas as partes do coco, salvo talvez as raízes, são úteis e as árvores têm comparativamente um alto rendimento (até 75 cocos por ano); ele então possui significativo valor econômico. Os usos das várias peças da palma incluem:
- O branco, parte gorda da semente, é comestível (fresco) e usado (seco e dissecado) em culinária
- A cavidade é cheia de "água de coco" que contém os açúcares que são usados como uma bebida refrescante, e na composição da sobremesa gelatinosa nata de coco
- Leite de coco (que tem aproximadamente 17% de gordura) é feito processando o coco ralado com água quente que extrai o óleo e os compostos aromáticos
- Os botões da ponta de plantas adultas são comestíveis e são conhecidos como "cabaço de coco" (embora a colheita desta mate a árvore)
- O interior da ponta crescente é chamado coração-da-palma ou "palmito" e comido em saladas, chamadas às vezes "salada do milionário" (isto também mata a árvore)
- O resíduo que fica depois de preparar o óleo é usado como ração para animais
- O tronco fornece madeira para construção
- As folhas fornecem materiais para cestas e palha de telhado
- A casca e a fibra do coco podem ser usadas para combustível e são uma fonte boa do carvão de lenha
0 Servem ainda em artesanato no fabrico de jóias, utensílios domésticos, objetos decorativos entre outros
- Nos teatros, usavam-se metades de casca de coco que, batidas, davam o som de cascos de cavalo

- A fibra pode ainda ser usada para o fabrico de cordas e tapetes, para enchimento de estofos e para o cultivo de orquídeas e outras plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário