quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Suco de Uva - Parte II


Continuando a postagem anterior
Veja abaixo o Decreto que regula o assunto - clique na imagem para ampliar

Diferencie
Suco de uva é uma bebida não-fermentada e não diluída, obtida da parte comestível da uva sã, fresca e madura, por meio do mosto simples sulfitado (adicionado dióxido de enxofre, necessário para evitar a fermentação) ou concentrado. Quanto a cor, o suco pode ser tinto, rosado ou branco.


Tipos de suco
Adoçado: é aquele que recebeu adição de açúcar na dimensão mínima de 1/4 do maior termo usado para os demais dizeres, e não ultrapassando a quantidade máxima de 10% do açúcar natural. É obrigatório estar no rótulo a designação: “suco adoçado”.
Concentrado: é o suco parcialmente desidratado, por meio de processo tecnológico adequado que não exceda a 3% do teor de umidade, apresentando concentração mínima equivalente a 65º brix em sólidos naturais da fruta.
Natural/integral: é aquele apresentado na sua concentração e composição natural e elaborado com 100% da uva. A designação natural ou integral priva a adição de açúcares em sua composição.
Reprocessado ou reconstituído: é o produto obtido pela diluição do concentrado ou desidratado até a sua concentração natural, ou seja, foi retirada a sua água durante um período, para poder guardá-lo ou transportá-lo, e depois a mesma quantidade foi devolvida ao suco, por isso se diz reconstituído.

Para saber mais
Bebida/refresco: 30% da fruta, diluído em água, adoçado, colorido e aromatizado artificialmente.

Néctar: a legislação prevê a partir de 50% de uva, diluído em água e adoçado.


: pode não conter uva em sua composição.



Principais variedades
Concord: tinta, oferece safras abundantes. Sua colheita é precoce em relação as demais castas.

Isabel: tinta, é a uva mais plantada no Rio Grande do Sul. Altamente fértil, proporciona ampla produtividade com pouca necessidade de intervenção específico.

Bordô: tinta, é a principal variedade usada nos sucos de uva. Muitas vezes seu mosto é misturado ao de outras variedades, ajudando a compor uma coloração mais intensa.

Niágara branca: branca, é a fonte de grande parte dos sucos brancos. Planta bastante resistente a doenças e de fácil manejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário