sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Técnicas e Termos


Ao fazer o curso em Portugal, além dos produtos, alguns utensílios possuem nomes diferentes dos utilizados. Desta maneira, nesta postagem procurarei exemplificar e realizar a sua correspondência. Um Glossário, digamos assim.

1. Farinheira - é um enchido típico de Portugal. Foi criado pelos judeus portugueses durante a época da inquisição, como forma de simularem o consumo de carne de porco, que constitui o recheio da maior parte dos enchidos.
2.  Alheira - é um enchido típico da culinária portuguesa cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.

3. O chouriço ou chouriça - é um enchido preparado com carne e gordura de porco, com temperos que variam consoante a região, havendo alguns que têm "Origem Geográfica Protegida”.

4. Massa Filo - é uma massa muito fina, feita com farinha, água e muito pouca ou nenhuma gordura. É quase transparente como uma folha de papel. Seu nome vem do grego "phyllo", que significa folha.


5.Migas - Derivam do verbo migar que genericamente significa desfazer em migalhas ou esfarelar pão para o caldo. As migas são definidas como pão seco, esmigalhado, ensopado em água ou leite e depois frito em azeite, toucinho ou manteiga. Se lhe é acrescentada carne ou outro elemento as migas chamam-se ilustradas.

6. Vaqueiro Líquida/Alho

7. Pimenta de Moinho

8. Lume - chama do fogão

9. Varinha Mágica - Mixer

10. Varas – Fuet

11. Robô (robot) – Processador

12. M.O – Forno de Microondas

13. Alho francês – Alho poró

14. Miolo de camarão – Camarão descascado (sem cabeça e rabo)

15. Delícias do mar - Kani

18. Chocolate Negro - Meio amargo

19. Knorr Natura Legumes/ Tempero Horta Alho e Pimentão/Molho Cervejeira


20. Natas espessa – creme de leite


21. Espargos – Aspargos


22. Pimentos – Pimentões

23. Limão – Limão Siciliano

24. Parmesão em pó – queijo ralado


25. 1 dl = 100 ml


Nenhum comentário:

Postar um comentário