sábado, 14 de março de 2015

Cogumelos assados da Cartuxa - Portugal



Cogumelos assados no azeite e  ervas

Esta receita é fruto de observação do couvert servido no Restaurante Cartuxa, em Évora – Portugal.
Tentei ver in loco a preparação do prato, porém o Cheff do restaurante desculpou-se tendo em vista que estavam recebendo produtos e a cozinha estava cheia.

Qual cogumelo foi servido?
O cogumelo utilizado foi o Portobello.
O cogumelo conhecido como Portobello é uma linhagem do Agaricus bisporus. Possui textura um pouco mais rígida que o champignon e aroma levemente mais forte. É comumente consumido fresco, de tamanho grande e com o píleo (chapéu) aberto.


Também conhecido como Cogumelo Pardo Gigante, originário da América do Norte, o  Portobello é a variedade preferida do consumidor americano e francês. Destaca-se por suas características nutricionais e versatilidade na composição de deliciosas refeições, por sua excepcional textura, polpa mais rígida, fácil digestibilidade, paladar peculiar e aroma agradável. 



Sua aparência lembra bastante o famoso champignon, porém maior e cor marrom. E assim como seu parente, também se desenvolve na terra preparada.



O consumo periódico de cogumelos promove o controle das taxas de colesterol e estimula o sistema imunológico humano ao ativar as defesas naturais do organismo.

Como limpar?
1. Use uma faca para cortar as guelras abaixo da tampa de cada um dos cogumelos portobello. Jogue-as no lixo de sua cozinha.

2. Limpe cada cogumelo suavemente com um pedaço de pano para embrulhar queijo ou uma pequena escova para remover qualquer sujeira endurecida, terra ou poeira.

3. Lave-os com água fria da pia. Não use uma quantidade excessiva de água, basta pôr rapidamente os cogumelos sob a torneira aberta.

4. Seque cada cogumelo portobello com uma toalha de papel. Coloque-os em um saco de papel ou enrole-os em papel toalha antes de guardá-los na geladeira.

 Como preparar?
- Após limpar os cogumelos, deitar um fio de azeite extra virgem e especiarias (orégano, tomilho), a seu gosto.
- Um pouco de sal e pimenta moída na hora, também a gosto.
- Assar por 5 minutos a 180°.

O Restaurante - http://www.restaurantecartuxa.com/pt/

O valor do prato é 4.50.





Nenhum comentário:

Postar um comentário