quarta-feira, 10 de junho de 2015

Mise en place



Mise en place (pronuncia-se miz on plas) é um termo francês que significa "pôr em ordem, fazer a disposição".


Na Cozinha
Consiste em uma etapa inicial para o preparo de qualquer prato, na qual se separam todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser então medidos, e, se necessário, as verduras, legumes e carnes descascados e cortados, assim como os utensílios devidamente dispostos para manuseio.

É fundamental a execução da “mise en place” para a boa execução de qualquer receita, para que não se precise buscar ingredientes quando do momento do preparo. Por isso, na culinária profissional essa técnica de disposição do material é um dos passos essenciais para o bom desempenho das funções de um cozinheiro.


À mesa
O termo também é utilizado para o montagem da mesa, quando se deve colocar os talheres, taças e pratos, bem como os outros utensílios, que serão utilizados para degustar e saborear os alimentos.


A mise en place é sobretudo função do garçom.

A idéia de Post, veio da Edição Nr 39, da Revista Casa e Comida, a qual sou assinante. Em uma matéria fala do serviço existente do Cheftime, que inicialmente atende na cidade de São Paulo – SP.

Esta empresa faz o serviço de Mis-em-place, elaborando kits com os ingredientes de uma receita porcionados ( 2pessoas).
Segundo o site:
1. Você escolhe entre deliciosas receitas
2. A empresa entrega todos os ingredientes
3. Você cozinha com os kits

Todos os kits acompanham a página da receita escolhida com o passo-a-passo ilustrado, para você montar seu próprio livro de receitas Cheftime!

Os pratos têm também um vídeo passo-a-passo apresentado pelo próprio chef criador da receita, com várias dicas e ideias de preparo. É como uma aula de culinária na sua casa, na hora que quiser

Nenhum comentário:

Postar um comentário