sábado, 11 de julho de 2015

Purê de batatas - Musseline - Aligot



Foto Wikipedia
Às vezes ao se deparar num cardápio com nomes diferentes, podemos encontrar estes três citados abaixo. Nesta postagem pretendo conceituar cada um bem como oferecer um link para receitas.

Purê de batata, purê de batatas ou puré de batata é um purê feito com batatas cozidas e outros ingredientes, dentre eles margarina (ou manteiga), ovo e leite. Sua consistência é variável, variando da quase líquida ao mais consistente. É um típico acompanhamento para outros pratos, geralmente à base de carne ou peixe, ou até mesmo no cachorro-quente.

Outra variação - Musseline
É uma opção sofisticada e saborosa para ser servida como entrada ou acompanhamento de peixes ou frango. O sabor é delicado e a textura surpreendente.

Originária da culinária francesa, a musseline (mousseline, em francês) é uma espécie de purê muito mais leve e aerado que o comum, resultado da adição de creme de leite batido. Como precisamos do creme de leite em ponto de chantilly, a receita só funciona com o creme de leite fresco. Os cremes de leite de caixinha e latinha não chegam no ponto de chantilly, devido ao baixo teor de gordura.
Para receita – clique aqui.
Foto do site da reportagem
Mais Outra - Aligot

Se no purê de batata convencional o importante é a leveza e a cremosidade, no aligot o que conta é a elasticidade. "É um clássico francês, típico da região dos Alpes”, diz o chef Alex Atala, do premiado restaurante D.O.M. Apesar da simplicidade da receita (trata-se de um purê de batatas acrescido de queijos), não é fácil encontrar o prato nos cardápios. O resultado é a textura parecida com a de um chiclete. Pode ser esticado em manobras com duas colheres sem cair no chão, com alguma habilidade e sorte, claro.  Mais informações - clique Aqui.
Foto:Edu Cesar /Fotoarena


Nenhum comentário:

Postar um comentário