quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

5 erros mais comuns na hora de fazer churrasco - Reportagem

Navegando pela Internet achei esta matéria no Site do Jornal A Gazeta do Povo – Bom Gourmet, com dicas para fazer um bom churrasco. O Link para acessar o site coloquei no final. Bom apetite e boa leitura!

Vai preparar um churrasco e quer fazer tudo certinho? Se nas suas férias você comanda a grelha, descubra quais são os 5 erros mais comuns na hora de assar carne na churrasqueira e não perca as dicas que o  Bom Gourmet selecionou. Confira:

Carne marmorizada
Preparar um bom churrasco começa no processo de escolha da carne. Independentemente do corte, preste atenção na gordura e procure as carnes com gordura entre as fibras, o chamado marmoreio. Fuja das gorduras com tom amarelo forte, que significa carnes mais velhas e, portanto, menos macias.

Hoje está mais fácil encontrar diferentes tipos de cortes nos açougues. Antes havia só os franceses mignons e entrecôte. Agora já é comum achar cortes argentinos e uruguaios como ojo de bife, bife de chorizo e bife ancho. A última fronteira são os americanos prime rib e rib eye.

Tempero na medida
Cada tipo de carne pede um tempero diferente. O carneiro, por exemplo, precisa ser marinado, de preferência um dia antes de ser levado ao fogo. Outras carnes como fraldinha, alcatra e picanha, podem ser temperadas apenas com sal grosso. Embora hoje não exista uma regra única para o uso do sal. Atualmente tem gente que prefere o sal de parrilla, com moagem intermediária, nem tão grosso como o sal grosso e nem tão fino quanto o refinado. Com ele, nem precisa bater a carne como se faz com o sal grosso. Se optar pelo uso, a forma correta de utilizar o sal é colocá-lo poucos minutos antes de ir para a churrasqueira, salpicando em cima do corte de forma homogênea até cobrir toda a peça.

Forma e tempo de grelha
O tempo de grelha vai depender essencialmente da espessura do corte. Quanto maior, deverá ficar mais tempo na churrasqueira. O ideal é mudar o lado da peça apenas uma vez, não várias vezes. Para os espetos, é necessário ficar virando constantemente para que asse de forme uniforme. A escolha do carvão também pode influenciar no resultado. Nesse caso, é preciso levar em conta algumas informações preciosas, como nunca tirar a gordura antes de colocar a carne para assar e não salgar as bovinas com antecedência.

Distância do fogo
A distância entre a grelha e a brasa também depende do tamanho do corte. Para os menores, deve ser mais próxima, de aproximadamente 15 centímetros. Para os maiores pode chegar a 40 centímetros. A costela, por exemplo, deve ficar a cerca de 70-90 cm de distância da brasa, em fogo médio, com os ossos para baixo. Demora de 2h30 a 3 horas para ficar pronta, no caso da ripa.

Ponto
Os pontos de grelhar os cortes são basica­men­te três: malpassado, ao ponto e bem passado. Alguns cortes, como o bife de chorizo, a picanha e a alcatra, segundo os especialistas, são indicados para serem servidas malpassadas. Já costela e cupim, por exemplo, devem estar, no mínimo, ao ponto. Os cortes como picanha, miolo de alcatra e steak (contrafilé) têm uma capa de gordura e, por isso, devem ser seladas (colocadas na grelha) também em todas as dimensões, não somente dos lados de cima e de baixo.
Segue o Link 


Um comentário: